A formiga mais cultural do Brasil precisou reformar formigueiro. Com um portfólio de representação com 10 projetos e quase 7 milhões em obras sob gestão da agência de marketing cultural em 2025, a responsabilidade cresceu, a necessidade de ganhar eficiência também, mas o compromisso com nossos parceiros produtores segue sendo nossa prioridade.
Porém, para além da nossa prioridade e compromisso com os parceiros que nos confiam a representação de seus projetos, outra novidade de 2025 é que a agência que antes só fazia a intermediação entre produtoras e patrocinadores, esse ano passa a atuar na produção propriamente dita, tanto dos projetos parceiros quanto de um projeto próprio, um espetáculo teatral inédito previsto para entrar ciclo de captação ainda no primeiro semestre.
Nosso projeto piloto tem sido o prêmio PIEC, porém, com três edições realizadas, produzidas e dirigidas por nós, estamos seguros para produzir outros projetos próprios e autorais. A agência, a partir de agora, se torna, também, uma produtora cultural”, explica, Antonio Pedro, diretor de novos projetos na La Fourmi, sobre a decisão de passar a produzir e não apenas fazer a gestão de patrocínios de projetos de terceiros.
Pedro também acumulará a função de produtor cultural e explica que o novo desafio não o assusta: “Desde 2020 sou o produtor responsável pelo prêmio PIEC; em 2023, a convite do ator, produtor e dramaturgo, Dionísio Neto e do diretor Ivan Feijó, fui assistente de direção do espetáculo em produção “Nico e Eu”; aceitei o convite de Eliton Oliveira da Desatino Filmes para assinar a produção executiva do documentário ‘Efeito Colateral’ e recentemente, entrei como coprodutor para viabilizar o musical do rapper Crespo MC, ‘Crias da Vila – Uma Ópera Urbana’. Essas experiências estão me preparando para um projeto próprio. Chegou a hora. Começaremos com um projeto pequeno, mas a clara intenção de fazer com que cada passo seja maior e mais surpreendente que o anterior”.
Novo site e reformas comerciais:
A operação comercial seguirá sendo a parte mais importante da empresa por um longo tempo, por isso, o machado foi afiado com a reforma do site institucional e remontagem do material de apresentação dos projetos, agora mais objetivos e padronizados, para facilitar a compreensão e as cotas de patrocínio foram fracionadas em valores menores, para incluir pequenas e médias empresas que desejem conhecer e praticar o marketing cultural.
A grande representação dessa evolução é a nova vitrine de projetos do site. Mais dinâmica, organizada e simples. Sim! toda a possível sofisticação digital, com animações e outras distrações estéticas foram retiradas para que o essencial pudesse ser encontrado com maior facilidade. As informações estão acessíveis e a vitrine cultural mais elegante e com caixa de “contato” na própria página de cada projeto.
Seguindo essa mesma diretriz, o material de apresentação impresso e em PDF, enviados aos possíveis patrocinadores também ganhou nova identidade visual e organização, feito para facilitar o processo de análise.
Com a criação do núcleo de produção, a agência La Fourmi Cultural se fortalece comercialmente, acumulando mais uma vantagem, uma vez que o principal diferencial, a construção de campanhas de marketing cultural com ativação interativa, ganha um novo fôlego criativo.
Chegue mais perto do seu público usando da estratégia cultural. Conheça o trabalho da agência cultural La Fourmi.
Comments