Empresas perdem 83% de visibilidade por falta de planejamento tributário e fiscal
- La Fourmi Cultural
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 18 horas
Em 2024, empresas brasileiras deixaram de destinar 14 bilhões de reais em impostos para ações de comunicação direta e alcance de marca.

No último dia 02 de abril, o Ministério da Cultura divulgou dados da Receita Federal que mostram que, dos mais de 17,1 Bilhões aprovados em renúncia fiscal para incentivo cultural, cerca de 14 bilhões não foram utilizados. Isso representa 84% de oportunidades perdidas por empresas brasileiras de promoverem da própria marca com parte dos impostos devidos à União.
Esse número revela, além da falta de conhecimento e planejamento tributário, uma real desconexão do setores financeiro e de marketing, já que não foi por falta de opção. Existem projetos de todos os tipos disponíveis, mirando todos os públicos imagináveis. Ao todo 18.570 projetos foram aprovados para captação em 2024, porém, apenas 3.720, ou 20,03% do total, foram realizados e 74,2% não captaram nem um centavo de patrocínio.
Bom, então as empresas economizaram? Não. Simplesmente pagaram 100% dos impostos devidos, ao invés de usarem até 6% desse valor para promoverem a própria marca com os públicos pretendidos. Essa falha também acompanha impostos municipais e estaduais que podem ter até 35% direcionados a ações culturais.
A agência cultural La Fourmi enxerga esse problema e ajuda empresas a melhorarem sua visibilidade com ações culturais que impactam consumidores focados, ao invés de pegá-los distraídos ou de passagem.
Além de pré-selecionar projetos de qualidade, com um criterioso processo de análise para encontrar projetos viáveis e com potencial de atingir públicos específicos, também La Fourmi também fornece estrutura, sistema personalizável e até equipe de curadoria para buscar o projeto que melhor atenda as necessidades de comunicação, impacto e alcance em consonância com a estratégia de comunicação de cada empresa.
É importante ressaltar o impacto econômico que a cultura possui. Segundo relatório do MinC, um novo emprego direto e 3 indiretos são gerados a cada BRL 9.000 reais investidos na cultura. Se considerados apenas os trabalhadores diretamente ligados aos projetos realizados, foram gerados 334 mil postos de trabalho. Foram 334 mil novas pessoas economicamente ativas, fazendo a roda da economia girar em 2024.
Sua empresa pode amplificar o alcance da marca através de ações culturais estratégicas. Aplique seus impostos na cultura e transforme a vida de milhões de brasileiros. Conheça os projetos sob gestão da agência La Fourmi.